Por essa razão, entender a jornada de compra dos usuários pode ajudar você a identificar as melhores oportunidades para cada etapa de interesse. Montar uma estrutura de links internos é uma das estratégias de SEO para e-commerce mais importantes! Com os inbound links bem construídos e "conversando" entre si, o varejista consegue manter o usuário navegando entre páginas de produtos.
Procurar no site
Esse motor de busca conta com mais de 100 bilhões de pesquisas feitas a cada semana. No entanto, a maioria das pessoas apenas clica nos primeiros resultados da busca. É preciso entender que para fazer um bom SEO para sua loja virtual não é somente um projeto para ser executado uma única vez, pelo contrário, é um processo contínuo para sua loja online se manter ativa e atualizada. Quando se trata de SEO, as palavras-chave de cauda longa serão suas melhores aliadas. Não basta aumentar o tráfego, mas trazer visitantes qualificados para a sua loja na internet. No entanto, quando se trata de varejo, o que importa de verdade é a venda concluída e não inúmeras visitas, certo?
Isso faz com que outros sites tenham links que guiem os usuários para o seu e-commerce. O SEO para loja virtual exige a execução de vários requisitos específicos. Por isso, a escolha de palavras-chaves, a adição de metadados e a nomeação correta de imagens são fundamentais. Desta forma, o SEO para loja virtual é um instrumento que ajuda a desenvolver o seu comércio na internet.
Como acompanhar os resultados de SEO da sua loja virtual pelo Google Search Console
Dessa forma as pessoas conseguem entender rapidamente o que irá encontrar ao clicar. Durante o rastreamento da loja virtual, o Google pode identificar,por exemplo, páginas com Erro 404 e outros tipos de falhas. Inclusive algumas páginas podem não ser rastreadas devido a bloqueios que podem impedir os bots de acessá-las (o que pode ser intenção do administrador do site ou não). Vale lembrar que é indispensável registrar todos os dados analisados em planilhas (Benchmarking da Concorrência) para facilitar a mensuração e apresentação de resultados. E principalmente para ter um registro que ajuda a entender o que foi feito com base no estudo dos concorrentes e deu certo ou não para aprendizado e correção da estratégia se for o caso.
Mas isso não quer dizer que se você tem um e-commerce não deve fazer o SEO, já que ele pode sim ajudar e se o seu nicho for pouco concorrido, até mesmo se tornar sim a sua principal fonte de tráfego. E se o seu nicho for Web Page de um ticket alto e você acreditar que vale o investimento, então o tráfego orgânico pode sim ser a sua solução de vendas. O SEO é um investimento de médio a longo prazo, e um dos que mais trai ROI (retorno sobre investimento), para o seu negócio, pois uma estratégia bem executada, te garante um resultado crescente e constante.
Elementos do SEO e como eles aparecem no Google
Uma estratégia de SEO bem estruturada engloba aspectos muito mais profundos de um negócio, envolvendo uma visão holística e multidisciplinar de todos os setores de uma mesma empresa. Grande parte dos empresários não é familiarizada com o universo da tecnologia digital. Construir um site envolve muitos detalhes e entender o básico é muito importante para solicitar esse serviço para um profissional da área. Ele é um experiente desenvolvedor de sites para empresas de pequeno, médio e grande porte.
Como dito lá no começo, há algumas ferramentas gratuitas que vão te auxiliar no monitoramento do seu site através dessas técnicas de SEO. Será muito mais fácil achar a sua loja virtual ao fazer uma simples busca. O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário.
Porém, Comprar backlinks uma vez entendida a importância do SEO para loja virtual e traçado um planejamento preciso e de acordo com o que precisa ser escalado, as chances de sucesso desse ecommerce são muito maiores. Como falamos anteriormente, muitos outros sites podem vender o mesmo produto que o seu e-commerce. Através dele, pode-se criar artigos relacionados ao seu e-commerce, como "Quais as melhores estampas para usar no verão" ou "Dicas de acessórios para compor o look de trabalho".
Esta é talvez a parte mais difícil mas é a mais importante, pois ela precisa ser incrível. Uma boa prática é utilizar o redirecionamento 301 para levar o usuário a uma nova página. Para isso, use e abuse da ferramenta ScreamingFrog que poderá te ajudar na identificação do problema. É normal que possam surgir links quebrados em seu site, já que são muitos produtos entrando e saindo do estoque e, consequentemente, na loja virtual.
Faça um Teste de Compatibilidade do seu Site com Dispositivos Móveis e um Teste de Velocidade de Carregamento dele agora mesmo. Com os resultados, você terá uma noção exata de quais páginas ou elementos precisa otimizar para ter melhores posições no Google. Os motores de busca são programados para rastrear conteúdos publicados na internet que são realmente úteis para o usuário. E os conteúdos com melhor ranqueamento são aqueles com que têm um texto cativante, profundidade nas ideias e imagens que complementam os parágrafos. Por isso, usar palavras-chaves de cauda longa é um grande diferencial.
Por que investir em SEO
Você já viu que na tela inicial do Google tem a opção "pesquisar por imagens"? Pois é, se o assunto do texto for dica de viagem para um lugar específico, e deixarmos as imagens com o nome dessa cidade será muito mais fácil ele aparecer na busca. Nesse caso, a otimização das técnicas de SEO para página de produto se destaca como uma importante ferramenta para facilitar o alcance orgânico do site e conquistar maior visibilidade online. Você também pode aproveitar a oportunidade para usar algumas palavras-chave no decorrer da descrição, assim como realizar uma linkagem interna para direcionar o usuário para outras mercadorias da sua loja virtual. Com elas, é possível encontrar e avaliar rapidamente vários termos relevantes, que potencializam os mecanismos de pesquisa, a publicidade e o marketing, em geral.